Atrativos LGBT


História, belas paisagens, uma efervescente vida noturna e cultural, além de  respeito: são muitos os atributos que fazem do Recife uma cidade gay friendly. Tantos, que a IGLTA (International Gay and Lesbian Tourism Association) chega a classificar a cidade como um dos principais destinos gays de todo o país.

 

Na capital pernambucana, há serviços e lazer para todos. Em espaços fechados ou em parques públicos, a cidade é toda opções de cultura, gastronomia e diversão, com experiências incríveis por todos os recantos. Tem atrativos para curtir com amigos, a dois e sozinho. Para sacudir, contemplar, conhecer gente bonita ou mergulhar na cultura local.

 

Bairro do Recife: Mais conhecido como Recife Antigo, o bairro histórico, formado ao redor do porto que deu origem à cidade de vocação mascate, é um dos principais locais para passeios e paquera na cidade.

 

Nas proximidades da praça conhecida como Marco Zero, onde se inicia a contagem das distâncias entre a cidade e suas vizinhas, armazéns do porto deram lugar a modernos bares e restaurantes. Além de boa comida, todos eles oferecem uma incrível vista para o mar.

 

Na Praça do Marco Zero, tem vista para todo lado. De lá, é possível avistar o Parque de Esculturas, galeria a céu aberto, que conta com mais de 51 esculturas assinadas pelo artista plástico Francisco Brennand. O maior destaque é para a peça Flor de Cristal, a grande flor elíptica, com 32 metros de altura, concebida pelo artista plástico Francisco Brennand e confeccionada em argila e bronze, inspirada numa flor descoberta pelo paisagista Roberto Burle Marx.


 

Do outro lado da praça, revela-se o belo conjunto arquitetônico, que é um dos principais cartões-postais da cidade. Ali pertinho, a Praça do Arsenal e a Rua do Bom Jesus também valem a visita. Mais adiante, na Rua da Moeda, há concentração de bares, restaurantes e boates que oferecem de música ao vivo na calçada a música eletrônica. Lá perto, o Paço Alfândega, um centro de compras em uma edificação histórica, oferece cafés, livraria e um terraço com vista panorâmica para o rio.

 

Aos domingos, uma feirinha de artesanato toma contas das ruas e é possível conferir ensaios de maracatus. No último domingo de cada mês, o Recife Antigo de Coração, projeto da Prefeitura do Recife, fecha o bairro para veículos e oferece atividades culturais, esportivas e gastronômicas gratuitas, durante todo o dia.

 

Bairro da Boa Vista: No centro da cidade, o bairro histórico é também pulsante e moderno. Em meio ao movimento do comércio, há museus, palácios e estabelecimentos de lazer e entretenimento.

 

Há também um grande quantidade de estabelecimentos voltados ao público LGBT, como bares, boates, clubes, cafés, saunas, cinemas e lojas de produtos diversos. Pelo bairro é possível conhecer a Rua da Aurora e seu conjunto de edificações, entre elas o cinema São Luiz, belíssimo equipamento inaugurado nos idos de 1952, que oferece até hoje programação regular. Tem ainda o palacete do Conde da Boa Vista e o Palácio Joaquim Nabuco. Mais adiante, avista-se o Parque 13 de maio, área verde entre as construções, que oferece espaço para a prática de exercícios físicos, esculturas e obras de arte.

 

Na parte mais antiga do bairro, o Mercado da Boa Vista atrai muita gente aos sábados, à procura da tradicional boemia diurna dos mercados públicos, que reúnem amigos, boa conversa, cerveja e petiscos regionais. Já no Pátio de Santa Cruz, bem próximo ao mercado, bares com mesas na ruas e calçadas dão o tom descontraído do local,  que lota nas terças-feiras à noite com o evento Terça do Vinil.

 

Zona sul: A praia de boa Viagem, mais badalada da cidade, oferece muito mais que água morna e belas paisagens. Ao longo dos quase oito quilômetros de orla, há quadras esportivas de basquete, vôlei, futebol, tênis, um skate park, que contempla as modalidades bowl e street, ciclovia, academia de musculação gratuita, além de quiosques de água de coco, açaí e muita gente bonita com a cara no sol.

 

E por falar nele, para aproveitar o sol a pino do Recife, curtindo uma das mais belas praias urbanas do Brasil, o Posto 10 tem as barracas mais procuradas pelo público gay, que agita na areia entre um caldinho de feijão, um gole de cerveja e um punhado de amendoim.

 

Depois da praia, Boa Viagem oferece ainda muitos bares, restaurantes, shopping e até uma feirinha de artesanato e comidas típicas. No mês se setembro, é ali mesmo, na Avenida Boa Viagem, que acontece a Parada da Diversidade de Pernambuco.

 

Mas nem tudo é praia e história na geografia do turismo recifense. Outras áreas da cidade também oferecem o melhor da cultura, lazer, gastronomia e entretenimento, com badalação, clima festivo, paisagens bucólicas, exposições museológicas, apresentações artísticas, shows e eventos que complementam a alma colorida e receptiva da cidade do Recife.

 

Galeria Joana D’Arc:  Na zona sul da cidade, um espaço com bares, restaurantes e clima de “esquenta” para as baladas. Point certo de muita gente bonita e descolada da cidade.

 

Passeio de Catamarã: Uma das atividades imperdíveis para quem visita a cidade é o passeio de catamarã pelo Capibaribe. Oferecendo diversos roteiros, os barcos apresentam a cidade a partir do rio. Vale a pena conferir o menu do restaurante e a programação de festas que acontecem no espaço, com presença certa do público LGBT local.

 

Instituto Ricardo Brennand: Castelo no estilo medieval construído para abrigar uma das maiores coleções de armas brancas do mundo,  além de esculturas e pinturas de grande importância histórica, como a maior coleção de pinturas de Frans Post do mundo. O museu foi eleito o melhor da América do Sul e o 17º melhor do mundo pelos usuários do TripAdvisor.

 

Oficina Francisco Brennand: Ateliê do ceramista Francisco Brennand, oferece um passeio com atmosfera mágica por esculturas e pinturas do artista, expostas em uma antiga fábrica de telhas. O ateliê está localizado em meio a uma reserva de mata atlântica.

 

Poço da Panela: Bucólico bairro na zona norte repleto de casarões e sobrados históricos com ruas arborizadas, ateliês, igreja e bares badalados da cidade.

 

Pátio de São Pedro:  Antigo pátio da Igreja de São Pedro dos Clérigos, abriga conjunto de casarões setecentistas com espaços culturais e gastronômicos. Destaque para o Memorial Chico Science e o Memorial Luiz Gonzaga. Ali há eventos culturais regulares e abertos ao público.