Ciclofaixa de Turismo e Lazer


O projeto da Ciclofaixa de Turismo e Lazer já possui três anos de criação, que convida o recifense a curtir sua cidade, praticar exercícios e se divertir com amigos e familiares ao ar livre. O programa é realizado pela Secretaria de Turismo e Lazer e operacionalizado pelo Banco Itaú, vencedor do chamamento público para gerir o sistema.

 

A Ciclofaixa conta com um trajeto privilegiado, que corta muitos dos principais cartões-postais da cidade, ligando Zona Norte, Zona Sul e Zona Oeste. Ao todo, as três rotas somam 39,4Km, incluindo o trecho de 1,5 km que faz ligação até o Parque Santana Ariano Suassuna. O roteiro completo, demarcado por 4 mil cones, engloba 31 bairros.

 

A média de participação dos recifenses é alta. A cada domingo ou feriado, uma média de 20 mil pessoas pedalam em todo o percurso da Ciclofaixa. Isso quer dizer que aproximadamente 40 mil viagens são realizadas por ciclistas de todas as idades a cada dia de projeto. Até agora, já foram instaladas 80 estações de aluguel de bicicletas do Itaú, pelo projeto Bike PE e pelo Porto Leve.