Circuito Arte e Artesanato


              Recife e Olinda além do carnaval, sítios históricos e belas paisagens, também são reconhecidas pelas obras de arte e artesanato. Esse reconhecimento vem através do sucesso de muitos artistas, que nasceram na cidade ou se estabeleceram como João Câmara, Lula Cardoso Ayres, Vicente do Rego Monteiro, Cícero Dias, Abelardo da Hora, Ariano Suassuna, entre outros, que elevaram o nome da cidade à posição de vanguarda nas artes plásticas.

               Francisco Brennand pode ser considerado um dos maiores exponentes artísticos de Recife, várias obras de sua autoria estão espalhadas por diversos pontos turísticos e edificações da cidade. No engenho Cosme Damião, bairro da Várzea, o artista mantém a sua Oficina onde cria e expões suas obras, em uma espécie de santuário encrustado numa reserva de mata atlântica. A Oficina Francisco Brennand é destino certo para os amantes da arte que vem à cidade.

                Junto ao Marco Zero o Centro de Artesanato de Pernambuco reúne variadas obras de arte e artesanato em um só lugar. Instalada em um dos armazéns do antigo porto do Recife, sua estrutura conta ainda com restaurante, galeria de artes, auditório e loja onde os visitantes podem levar com eles um pouco da cultura local de lembrança. Em estilo mais popular o Mercado de São José está dividido em dois setores, o de alimentos e de artesanatos. Camisas, redes, objetos de decoração em palha, barro e outros exemplares típicos da cultura pernambucana. Nos mais de 500 boxes do mercado, é possível ainda encontrar utensílios domésticos, frutos do mar, castanhas, ervas medicinais e artigos religiosos que expressam bem o sincretismo religioso brasileiro.

                 A Casa da Cultura é mais um centro de artesanato bastante procurado pelos turistas. O espaço funcionou como uma casa de detenção de meados do século XIX até o início dos anos 70. Sua estrutura permanece praticamente a mesma, as celas foram adaptadas para abrigar lojinhas e apenas uma foi preservada da mesma forma de quando sua função ainda era aprisionar.  No espaço há grande painel de Cícero Dias, representando a vida de Frei Caneca.

                 Na cidade vizinha de Olinda, em uma caminhada pelas ruas históricas, é fácil encontrar casinhas coloridas esculpidas em cascas de cajazeiro, representando em miniatura as construções da cidade patrimônio. No Alto da Sé, dezenas de lojas e barraquinhas oferecem artesanato, comidas e bebidas, além de fantástica vista panorâmica. O Museu de Arte Sacra abriga precioso acervo religioso e o Museu de Arte Contemporânea, que funciona numa antiga cadeia eclesiástica, expões acervo permanente de grandes nomes da arte pernambucana e brasileira.