Circuito Burle Marx


Roberto Burle Marx foi um dos mais célebres naturalistas do nosso século. Morou na Alemanha entre 1928 e 1929, e neste período demonstrou grande fascínio com as amostras de plantas brasileiras expostas no Jardim Botânico Dahlem, em Berlim. Voltando ao Rio de Janeiro decidiu ingressar na Escola Nacional de Belas Artes, convivendo com futuros nomes da arquitetura moderna brasileira. Detentor de grande prestígio internacional deixou seu estilo nas cenas do Recife criando e restaurando praças de prestígio histórico em nossa cidade, sendo seu primeiro projeto a idealização da Praça de Casa Forte em 1934. Neste mesmo ano assumiu o cargo de Diretor de Parques e Jardins do Departamento de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco. É notável em seu trabalho a utilização da vegetação de Mata Atlântica, da Amazônia e espécies tropicais exóticas de outros continentes. As principais praças projetadas por Burle Marx no Recife foram tombadas pelo IPHAN em novembro de 2014, tornando-se monumentos nacionais.

Sugestão de visitas:

  • Casa Forte Square - Built in 1935 in the meadow of the old Casa Forte Mill, in the mid-sixteenth century and where, in 1645, the Battle of Casa Forte was fought between the Portuguese and the Dutch during the Pernambuco Restoration. In 1935, Burle Marx created the Aquatic Garden, consisting of three lakes, in perfect harmony with this built complex. Every yearld in place the Victoria Régia Festival is held ther.
  • Praça do Derby – A praça está localizada no bairro do mesmo nome, no local onde existiu um hipódromo e, depois, o Mercado Coelho Cintra e um hotel, construídos por Delmiro Gouveia. Em 1937 o paisagista introduziu linhas curvas ao traçado de linhas retas e ampliou a ilha dos Amores. Possui coreto, pérgolas, estátuas e brinquedos infantis.
  • Praça Euclides da Cunha - Idealizada como um jardim ecológico que reunisse plantas da caatinga nordestina e espécies arbóreas do semiárido resultou da aplicação das experiências feitas durante as primeiras excursões que realizou no sertão de Pernambuco; É também chamada de cactário da Madalena e possui no centro escultura representando o homem sertanejo de Abelardo da Hora.
  • Praça Farias Neves - Porta de entrada do Horto, do Zoológico e da Mata de Dois Irmãos, a mais conservada reserva de Mata Atlântica do Recife;  Além das linhas curvas características do paisagista, há estátua em tamanho natural homenageando Marx.
  • Praça Salgado Filho - Conhecida como Praça do Aeroporto tem seu desenho abstrato expresso em formas irregulares marcadas pela variedade de vegetação, riqueza de cores e texturas.

 

Tempo estimado:

04h30

Melhor horário:

Manhã/tarde

Espaço público:

Sim

Valor:

Grátis

Possível de fazer a pé:

Não