CIRCUITO DA INFLUÊNCIA PORTUGUESA NO RECIFE


Este roteiro contempla a singularidade da influência portuguesa nas construções e prédios de importância social e pública no Recife.

Sugestão de visita:

  • Real Hospital Português- O primeiro edifício secular do Real Hospital Português. Por alvará datado de 02 de julho de 1856, visando externar o apoio da nação lusitana à Instituição, o Rei de Portugal coloca sob sua Real Proteção o Hospital Recifense, honraria confirmada em 1862. Posteriormente, Alvará de 07 de novembro de 1907, concedido por D. Carlos I, confere o título de REAL, ao Hospital Português de Beneficência em Pernambuco, hoje maior complexo hospitalar do Norte-Nordeste. Abriga capela, salão nobre, escada monumental e hall de entrada com azulejaria e obras de arte.
    Av. Agamenon Magalhães, 4760, Paissandu, Recife. Fone: 3416 1122
     
  • Clube Português - Fundado em 4 de novembro de 1934 o clube tem quase 80 anos, foi criado especialmente para suprir a necessidade crescente da comunidade portuguesa de um local onde pudessem se socializar com fins sociais, esportivos e culturais. É palco de diversos eventos, shows e do Baile dos Artistas. Temparque aquático, restaurante, quadra poliesportiva e um forte time de hóquei.
    Av. Conselheiro Rosa e Silva, 172, Graças, Recife. Fone: 3231 5400
     
  • Clube Almirante Barroso Direcionado mais para o remo, como esporte de competição, que trouxe grandes glórias à “colônia” lusa do Recife.  Originou-se de um descontentamento de cerca de 40 membros da diretoria do Clube Náutico Marcilio Dias.
    Este grupo de descontentes se reuniu em um dos salões do então Grande Hotel, e acabaram fundando o Barroso. Esta reunião aconteceu às 18 horas do dia 11 de maio de 1919.
    Rua da Aurora, 1225, Santo Amaro. Fone: 3221 8571
     
  • Gabinete Português de Leitura Fundado em 1850, ocupa a atual sede desde 1921. Instalado em sede própria, no coração do Recife, o edifício de 3 andares, que começou a ser construído no início de 1909, oferece aos pernambucanos e à comunidade portuguesa intensas experiências de troca de conhecimento e de cultura, além de estreitar os laços de amizade entre Portugal e Brasil.
    Rua do Imperador, 290, Santo Antônio. Fone: 3224 2002
     
  • Capela Dourada - A construção da capela foi fruto de uma iniciativa dos Irmãos da Venerável Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, criada em Recife no século XVI. Sendo abastados muitos de seus membros, decidiram erguer uma capela para os noviços da Ordem. A pedra fundamental foi lançada em 13 de maio de 1696  pelo Capitão General Caetano de Melo Castro, sendo mestre-construtor o Capitão Antônio Fernandes de Matos.
    Rua do Imperador, 160, Santo Antônio. Fone: 3224 0530.
     
  • Obelisco da Restauração Projetado pelo arquiteto português Maia Gomes, no Bairro do Recife. A obra foi esculpida em Portugal em homenagem aos heróis da insurreição Pernambucana. Cais da Alfândega, Bairro do Recife.

 Tempo estimado:

4h

Melhor horário:

Manhã/tarde

Espaço público:

Sim/Não

Possível de fazer a pé:

Não