Circuito das Artes


Este roteiro contempla o cenário artístico da cidade, em suas diversas manifestações, indo do artesanato à obra de artistas renomados.

Sugestão de visitas:

  • Rua dos Ateliês - Localizado no Bairro do Pina, a Rua Estudante Jeremias Bastos compõe o cenário artístico do Recife onde estão localizados vários ateliês;
  • Museu Murillo La Greca -Homenagem ao pintor pernambucano que doou todo seu acervo pessoal à prefeitura recifense. O artista contribuiu também emprestando-lhe seu nome. O acervo conta com 1.400 desenhos desenvolvidos em diversas técnicas, discos, livros e mobílias. Cartas trocadas com Portinari e Giacometti também fazem parte do arquivo, juntamente com 160 pinturas entre paisagens, retratos e obras impressionistas.
  • Oficina Brennand - A Oficina Brennand surge em 1971 nas ruínas de uma olaria do início do século XX, como um projeto do artista Francisco Brennand.  Antiga fábrica de tijolos e telhas herdada de seu pai, a Cerâmica São João tornou-se fonte inspiradora e depositária da história do artista pernambucano; (cobra taxa de visitação)
  • Museu de Arte Popular – O museu traz ao público um pouco dos mais variados e criativos imaginários dos artistas populares que nos presenteiam com seus traços e formas, uma cultura rica em criatividade; (entrada gratuita) Localiza-se no Pátio de São Pedro.
  • MAMAM - O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães foi criado em 24 de julho de 1997 a partir de um ato do Prefeito do Recife, que concedeu o estatuto de Museu à antiga galeria de arte. O Museu está instalado em um antigo casarão do século XIX às margens do Rio Capibaribe; (Grátis)
  • Parque das Esculturas do Shopping Recife - O Parque das Esculturas, um espaço de 19 mil m2 recheado de beleza, cultura e muito verde. O local abriga 35 esculturas de grandes artistas, como Abelardo da Hora, Francisco Brennand, Marianne Peretti e Augusto Ferrer. (Grátis)

 

Refeições: No bairro do Pina há opções de restaurantes próximos à rua Jeremias Bastos.Na Oficina Francisco Brennand há café-restaurante. O Pátio de São Pedro também tem bares e restaurantes. O Shopping Recife conta com mais de uma praça de alimentação.

 

Tempo estimado:

5h

Melhor horário:

Manhã/tarde

Espaço público:

Sim/Não

Possível de fazer a pé:

Não