CIRCUITO DO ARTESANATO


O Recife respira a arte em cada recanto da cidade. Este roteiro sugere locais de maior concentração do artesanato pernambucano para o visitante não perder nenhum detalhe.

  • Casa da Cultura - Antiga Casa de Detenção, a atual Casa da Cultura teve a pedra fundamental assentada em 1850 e foi concluída em 1867. Projeto de construção do engenheiro pernambucano Mamede Alves Ferreira, segundo os mais modernos padrões da época, tem traçado cruciforme, orientado segundo os pontos cardeais. Foi projetado com capacidade para 200 presos.  Em 1973 deixou de funcionar como estabelecimento prisional, foi restaurado e adaptado para ser um centro comercial de artesanato e espaço cultural. Das suas 156 celas apenas uma se mantém como marco da época em que funcionava como prisão.
    Rua Floriano Peixoto, S/N, Santo Antônio. Fone 3224 0557.
     
  • Centro de Artesanato de Pernambuco - Localizado ao lado do Marco Zero, no antigo armazém 11, no Bairro do Recife, o Centro de Artesanato proporciona um espaço de 2.511m² onde funciona uma loja, um espaço gastronômico, assim como uma galeria para exposição, auditório e o setor administrativo da unidade. Com foco na arte popular e no artesanato tradicional, já foram comercializadas 106 mil  peças artesanais de todas as regiões de Pernambuco.
    Avenida Alfredo Lisboa, 11, Bairro do Recife. Fone: 3181 3450.
     
  • Mercado de São José - Grande centro de compras, artesanato e materiais místicos (principalmente artigos de religiões afro brasileiras), foi construído no local onde, desde o século XVII, existiam os velhos telheiros da Ribeira do Peixe. Inaugurado em 1875, o edifício tem as características dos modelos europeus de ferro pré-fabricado, da época da industrialização da arquitetura. O material de construção empregado foi importado da França. É o mais antigo mercado pré-fabricado em ferro do Brasil.
    Praça Dom Vital, s/n, São José. Fone: 3355 3022.
     
  • Feirinhas típicas do Bairro do Recife - Na histórica Rua do Bom Jesus, expositores de vários estilos apresentam seus produtos: roupas, bordados, trabalhos em couro, adereços, cerâmicas, artigos esotéricos, bolsas e bijuterias.
    Feirinha Domingo na Rua do Bom Jesus Horário: 14h às 22h (dom.). Informações: (81) 3424-9232
     
  • Feiras de Artesanato de Boa Viagem - Barraquinhas expondo produtos como bijuterias, quadros, caixas decorativas, bolsas, confecções e artigos em couro, além de comidas típicas, têm lugar garantido em algumas áreas especiais da cidade.
    Informações: (81) 3355-8755/8832. Praça de Boa Viagem das 14h às 22h (qui. e sex.) e das 10h às 22h (sáb. e dom.).

 

 

Tempo estimado:

4h 30m

Melhor horário:

Manhã/tarde

Espaço público:

Sim/Não

Possível de fazer a pé:

Não