CIRCUITO PÁTIOS DO RECIFE


Roteiro que passa por importantes áreas urbanas do Recife, os pátios das igrejas, que além de funcionarem como respiradouros em meio às estreitas ruas históricas, agregam manifestações religiosas, culturais e comerciais, contando através de suas construções, um pouco da história e formação urbana da cidade.

Sugestão de visitas:

  • Pátio da Igreja do Livramento dos Homens Pardos - Localizado no bairro de Santo Antônio, tem sua igreja construída em 1851 e mantém preservados a maioria dos sobrados, que abrigam estabelecimentos comerciais. No carnaval funciona como o polo do samba.
     
  • Pátio de Santa Cruz - Lugar de manifestações religiosas, bastante conhecido das horas de lazer e do dia-a-dia do Recifense. Nesse Pátio, está situada a Igreja de Santa Cruz, concluída entre os anos de 1725 e 1732. No entorno da igreja, há bares, restaurantes, padarias e o famoso mercado da Boa Vista.
     
  • Pátio de São Pedro - Seu conjunto inclui o casario e a Igreja de São Pedro dos Clérigos, construída em 1728, em estilo barroco. O largo da igreja abriga diversos casarões dos séculos XVIII e XIX, que funcionam como bares, restaurantes e espaços para museus e exposições;
     
  • Pátio do Carmo - Símbolo da presença Carmelita no Recife, a Praça do Carmo abriga a Basílica e o Convento de Nossa Senhora do Carmo, co-padroeira da cidade do Recife. O espaço é utilizado para eventos sociais, políticos e religiosos de diversas denominações.
     
  • Pátio do Terço - Localidade de importância histórica e cultural onde acontecem manifestações de carnaval e de cultura africana. A já conhecida Noite dos Tambores Silenciosos na segunda-feira de carnaval cultua a memória dos negros sacrificados na época da escravidão.

Tempo estimado:

2h30

Melhor horário:

Manhã/tarde

Espaço público:

Sim

Valor:

Grátis

Possível de fazer a pé:

Sim